Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Venham +5

Segredos de Estudante

Venham +5

Segredos de Estudante

16
Jan17

Como posso melhorar a minha capacidade de concentração?

magic-cube-378543.jpg

       

       Manter a nossa concentração plena numa única tarefa é, muitas vezes, extremamente difícil. Seja devido a fatores externos (como elementos distratores presentes no ambiente) ou internos (como a falta de motivação ou ansiedade), somos constantemente confrontados com esta dificuldade, que surge frequentemente no estudo.

         Existem várias técnicas direcionadas para o desenvolvimento da capacidade de concentração e que, ao serem praticadas, nos permitem permanecer focados em determinada atividade durante um período de tempo maior. Neste caso iremos centrar-nos no estudo.

        É importante, em primeiro lugar, que sejamos capazes de identificar as nossas condições ideais de estudo tendo em conta, por exemplo, o tipo de ambiente e fatores distratores. “Em que condições consigo concentrar-me totalmente?” “O que é necessário “eliminar” ou “acrescentar” no meu espaço de estudo?” “Sou capaz de estudar com ruído à minha volta?” Estas são algumas questões a colocar na definição de ambiente ideal, sendo que cada estudante terá o seu contexto de eleição.

        Já falámos no blog (ver aqui) acerca da importância de estabelecer objetivos realistas. Embora este aspeto tenha sido referido no âmbito da gestão de tempo, é útil traçar metas antes do estudo como forma de evitar, também, que a atenção seja desviada da matéria. Ainda antes de iniciar, não te esqueças de reunir todo o material que vais necessitar.

        Diversificar atividades é uma técnica fundamental; ler, escrever ou fazer exercícios (quando aplicável) são métodos que podem ser alternados e previnem a exaustão. Neste caso, também as pausas assumem um papel fundamental. Define períodos específicos para as mesmas e, durante esses minutos, tenta distanciar-te do local de estudo.

      Existem, em relação ao treino da capacidade de concentração fora do contexto de estudo, alguns exemplos de técnicas que se revelam eficazes com a prática:

     - Define algum tempo por dia para pensares nas tuas preocupações atuais. Durante esse momento, mantém o teu pensamento apenas nas situações que poderão estar a interferir com a tua concentração no estudo. Lembra-te que, sempre que estes pensamentos surgirem enquanto estudas, terás um período específico para eles, reduzindo assim a incidência de pensamentos distratores;

      - escolhe um texto ou um livro com uma pequena história e faz um resumo do que leste. Personagens, história principal, pormenores, etc. Podes também resumir a história em três frases e, assim, treinar competências de síntese e atenção;

    - poderás utilizar este mesmo texto e selecionar um parágrafo. Conta as palavras desse parágrafo e repete este procedimento algumas vezes. Quando sentires a contagem facilitada, faz o mesmo para dois parágrafos e, mais tarde, na página inteira. Tenta contar mentalmente, apenas utilizando a visão e sem apontar para as palavras;

      - faz mentalmente a contagem decrescente de 100 a 0 e repete o procedimento.

 

    Estas são algumas atividades simples que, ao ser praticadas, promovem a capacidade de foco na tarefa. Existe um método denominado mindfulness (que será abordado no blog mais tarde), que é também um exercício fundamental para obter resultados neste âmbito. Melhorar a nossa capacidade de concentração é uma tarefa não imediata que requer tempo e treino. Ao realizares alguns destes exercícios, várias vezes, sentirás alguma evolução. No período de estudo é, também, importante teres em conta outros fatores, como o teu nível de energia e a alimentação, sem comprometer nenhum deles, pois só assim conseguirás realizar as tuas tarefas com sucesso e de forma rentável.

 

Venham +5 

Fontes:

http://www.studygs.net/

http://www.successconsciousness.com/

 

Todas as imagens são utilizadas da página https://pixabay.com/, não sendo da autoria do Projeto Venham +5.

4 comentários

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031