Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Venham +5

Segredos de Estudante

Venham +5

Segredos de Estudante

08
Fev17

O que pode influenciar a tua motivação?

balance-865817.jpg

 

    A motivação pode, em termos gerais, ser definida como aquilo que nos move para concretizar determinado objetivo. Assim, de acordo com as metas traçadas, a nossa motivação sofre oscilações, podendo ser maior ou menor em determinado momento. Já todos nos sentimos, pelo menos uma vez na vida, extremamente motivados para uma determinada tarefa, sentindo que somos capazes de tudo ou, por outro lado, infundados no pensamento de incapacidade ou impotência.

    Não é, pois, difícil perceber que a motivação assume um papel fundamental no caso específico dos estudantes. Pode mesmo ser um factor determinante em diversos aspetos de vida dos alunos, como o desempenho académico ou a vida social.

 

     O que pode, então, comprometer a motivação de um estudante?

   A motivação intrínseca, determinada por fatores individuais como objetivos ou interesses, pode ser influenciada por inúmeros aspetos que, por sua vez, podem e devem ser trabalhados:

- Objetivos – A importância do planeamento de objetivos foi um tema já abordado no blog (ver aqui) e é, realmente, relevante em várias áreas. Neste caso, ter um objetivo a curto prazo bem estruturado e operacionalizado será uma ferramenta fundamental para desenvolver a tua motivação. Terás a vantagem de visualizar o plano por etapas e de uma perspetiva mais positiva;

- termina tudo o que iniciares – evitar a interrupção de tarefas e interiorizar a importância de finalizar as mesmas é essencial para manter os níveis de motivação estáveis;

- confia nas tuas capacidades – todos nós temos pontos fracos, que preferimos evitar e dos quais, muitas vezes, nos sentimos embaraçados. Isto leva a que estas fraquezas sejam constantemente valorizadas em detrimento de forças e caraterísticas positivas. É importante trabalhar o processo inverso, tomando consciência das nossas qualidades, confiando e acreditando nas mesmas;

- persistência – é importante não desistir perante as primeiras contrariedades que possam surgir ao longo do caminho e assumir os erros como oportunidades de redefinição e aperfeiçoamento de estratégias que poderão, quando melhoradas, levar ao desejado sucesso.

 

   Existem muitos outros aspetos a ter em conta em relação a este tema, pois a motivação é algo complexo. No entanto, estas poderão ser algumas ferramentas úteis para evitar a procrastinação e sentimentos negativos relacionados com o nosso desempenho.

   Lembra-te de refletir acerca dos benefícios que o alcance de objetivos te trará podendo, também, por exemplo, ler sobre casos de sucesso como forma de desenvolver e potenciar a tua motivação.

 

Venham +5

http://www.successconsciousness.com/

 

Todas as imagens são utilizadas da página https://pixabay.com/, não sendo da autoria do Projeto Venham +5.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728