Como gerir a ansiedade?
A vida académica é caracterizada por momentos decisivos, presentes muitas vezes nas avaliações, como os exames e frequências.
Todos nos sentimos ansiosos em algum momento mas, por vezes, como nestas situações, é extremamente difícil controlar este estado, que nos pode prejudicar seriamente e comprometer os nossos resultados.
Na verdade, é importante lembrar que a ansiedade é uma condição natural do nosso dia-a-dia, surgindo sempre que nos sentimos ameaçados ou avaliados, não existindo, portanto, forma de extinguir este sentimento por completo.
No entanto, há alguns fatores que influenciam o nível de ansiedade que sentimos perante uma prova importante e que podem ser, de certa forma, controlados:
- Estudo eficaz – se utilizares o método mais adequado às tuas capacidades e recursos, conseguirás resultados positivos no teu estudo. O facto de teres consciência do rendimento do teu trabalho antes da prova fará com que, na hora ‘h’, te sintas mais confiante nas tuas capacidades;
- timing de estudo – estudar na véspera é um factor decisivo na forma como irás encarar a avaliação. Será, de certeza, um aspeto não favorável na gestão da ansiedade;
- alternar ambientes de estudo – quebrar a rotina também é importante para manter a eficácia do estudo e evitar a monotonia que, por vezes, se instala;
- identificar “calmantes” – seja uma música ou um jogo de computador, devemos construir uma estratégia de relaxamento a que possamos recorrer sempre que a ansiedade nos atormentar.
Gerir a ansiedade nem sempre é uma tarefa fácil e, além dos conselhos que fomos enumerando, há muitos outros aspetos a ter em conta. Lembra-te sempre de, antes das provas, dormir e alimentares-te bem, abrindo espaço para errar e encarar as situações de forma positiva e otimista.
Venham +5
Fonte:
“O método: ser bom aluno. Bora lá?” Jorge Rio Cardoso