Utiliza as tuas forças a teu favor
Sabemos, desde sempre, que todos temos forças e fraquezas. No entanto, muitas vezes, temos alguma dificuldade em aproveitar da melhor forma as nossas caraterísticas positivas e aquilo em que somos realmente bons. Conseguimos até, sem saber muito bem como, evidenciar os nossos pontos fracos em detrimento das qualidades, transmitindo uma imagem errada acerca de nós próprios e comprometendo o nosso desempenho nas mais variadas tarefas.
Uma forma de trabalhar esta dificuldade é através de um exercício simples que, para se revelar eficaz, deve, à semelhança de outros já apresentados, ser praticado (de preferência diariamente ao longo de uma semana). O tempo de exercício irá variar de acordo com o método que escolheres.
- Pensa numa caraterística positiva ou força pessoal e reflete acerca da forma como a poderás utilizar hoje de uma forma inovadora e diferente. Alguns exemplos de forças são a curiosidade, criatividade, preserverança, etc.
- Descreve, por escrito, essa mesma força e como tencionas utilizá-la. Ao longo do dia tenta realizar o teu exercício prático o maior número de vezes e de todas as formas possíveis.
- Repete este procedimento ao longo de uns dias utilizando a mesma força ou, se preferes um desafio maior, escolhendo características positivas diferentes.
- No final do exercício tenta refletir acerca da importância destas experiências, as qualidades que escolheste e como as utilizaste e, mais importante, o que aprendeste e como evoluíste com a experiência.
Que resultados poderás obter com este tipo de exercício?
Ao longo do tempo irás perceber que serás capaz de evidenciar as tuas qualidades mais facilmente e utilizá-las a teu favor em diversas situações. No que diz respeito ao contexto académico, caraterísticas como a persistência, otimismo, motivação e resiliência podem ser, quando trabalhadas, aliadas de peso no teu desempenho e na forma como lidas com situações inesperadas e adversas.
E tu, consegues identificar as tuas caraterísticas que estão, neste momento, em evidência? Serão fraquezas ou forças?
Aventura-te!
Venham +5
Exercício: https://ggia.berkeley.edu/